Bioenergética

Home » Bioenergética » O que é bioenergética

O que é bioenergética

Blank

Bioenergética é uma técnica desenvolvida por Alexander Lowen, baseado nos estudos de Wilhelm Reich, onde se constatou que as emoções reprimidas e não expressas criam tensões pela musculatura do corpo gastando uma quantidade enorme de energia do nosso próprio sistema vital. E pouco a pouco essas tensões começam a bloquear funções emocionais essenciais, como amor, sexualidade, alegria, prazer, relaxamento.

Foi constatado também que para o corpo manter as emoções represadas, era necessário que o indivíduo diminuísse a intensidade da respiração. Assim o corpo consolida de uma forma automática esse processo de bloqueio. Ainda que você não queira frear sua tesão, automaticamente ela fica bloqueada, porque lá no passado você por muitas vezes fez isso (principalmente durante a infância e adolescência).

Por meio dessas descobertas Lowen criou vários exercícios usando fundamentalmente a respiração abundante junto com algumas posturas e movimentos corporais que praticados simultâneos rompem a estrutura muscular formada para conter os sentimentos. E desta maneira esses sentimento reprimidos virão à tona através de choros, expressões de raiva, movimentos corporais involuntários, catarses e outras formas de expressão. Trazendo assim um relaxamento e alívio muito forte para o nosso corpo, uma vontade de viver e amar muito grande e junto com isso a clareza daquilo que é essencial para a nossa vida. A bioenergética tem um efeito de mudança incisivo, direto e muito grande em vários problemas do homem moderno atuando para a cura de várias disfunções.

.

_________________________________________________________________________________________

RECONHECENDO O SEU CORPO

Observe-se! Cada parte do seu corpo apresenta tensões que podem informar sobre o seu estado emocional. Para ter maior vitalidade, é preciso desbloquear essas tensões existentes em seu corpo. Só assim as emoções poderão fluir livremente por ele. A bioenergética age justamente no desbloqueio dessas tensões. Para facilitar, trabalhamos o corpo a partir de sete segmentos, a saber:

  1. Pernas e pés
    Thumb

    A bioenergética pode fortalecer a sua conexão com a realidade, incentivando-o a concretizar metas como realizar um projeto e melhorar a situação financeira. Afinal, são suas pernas e seus pés os responsáveis pelo equilíbrio, movimento e sustentação de todo o corpo. Através deles, podemos ficar paralisados ou irmos atrás de nossos objetivos.

  2. Pélvis
    Thumb

    Problemas sexuais como ejaculação precoce, frigidez e impotência estão intimamente ligados a tensões na região pélvica. Através da bioenergética, você poderá se reconectar com a sua sexualidade, ampliando o prazer sexual.

  3. Diafrágma
    Thumb

    É um "músculo que controla" a respiração e está inserido abaixo das costelas. Quando indevidamente contraído, dificulta a respiração e impede a livre circulação da energia entre as partes superior e inferior do corpo. Bloqueios relacionados a essa região podem causar problemas digestivos como gastrite, úlcera, azia, sensação de estar "queimando por dentro". Isso acontece porque não é permitido que você se expresse livremente no seu dia-a-dia.

  4. Peito
    Thumb

    É o segmento do coração, do amor. Porém, por causa do medo da rejeição e da dor, ele se fecha. O corpo vai ficando curvado, aparecem problemas de coluna como cifose e escoliose e respiratórios como asma e bronquite. Os exercícios podem ajudar você a expressar as dores guardadas em seu peito que impedem o seu amor de fluir.

  5. Cervical (Pescoço)
    Thumb

    "Levamos o mundo nas costas". Temos medo de perder o controle daquilo que está ao nosso redor: equilíbrio financeiro, relacionamentos. Guardamos muita tensão e estresse nos ombros e pescoço. São comuns problemas de hérnia de disco, tiques nervosos, torcicolo, ombros tensos e contraídos.

  6. Boca
    Thumb

    É a sua forma primária de reconhecimento do mundo e a sua primeira fonte de prazer, através da amamentação. Quando isso não é plenamente satisfeito, desenvolvem-se tensões. O bruxismo (ranger dos dentes) é uma tensão muito comum ligada a essa área que também está relacionada à carência, à busca por prazer e à compulsão pela comida, cigarro, bebida. É a partir dela que nos comunicamos. Através de exercícios, você poderá ampliar a sua capacidade de se comunicar, falar o que realmente pensa e sente.

  7. Olhos
    Thumb

    "Janela da alma" é a região ligada à capacidade de enxergar a realidade. Quando não queremos ver uma realidade dura, distorcemos nossa visão, podendo ocasionar problemas de saúde como miopia, astigmatismo etc. Desbloquear a tensão contida no músculo ocular pode torná-lo mais atento e concentrado, além de ajudá-lo a enxergar o que você precisa mudar em sua vida.