Bioenergética

Home » Bioenergética » O que é bioenergética

O que é bioenergética

Blank

Ter consciência do próprio corpo é a única maneira de descobrir quem é você. É através do corpo que vivemos, experimentamos o mundo. A bioenergética é uma técnica de terapia que faz você se conhecer através do corpo e suas sensações, trazendo à tona suas emoções e, revelando assim, sua verdade mais profunda. Além da idéia que você tem na sua  cabeça.

Na bioenergética tudo é muito simples: alguns movimentos corporais, associados a respiração profunda fazem você acessar os registros emocionais “guardados” em seu corpo.

De acordo Wilhelm Reich, “tudo o que vivemos e sentimos é registrado não só na nossa memória mental, mas também no corpo através de tensões musculares crônicas: as couraças musculares”. Essas couraças limitam a expressão emocional, os movimentos espontâneos, dificultando nossa autopercepção e nosso convívio com os outros.

Na prática: Sabe aquelas coisas que você vai engolindo no dia a dia? Situações de família, trabalho, relacionamento, sexualidade? Pois é.. essas coisas ficam no seu sistema consumindo uma energia enorme e deixando seu corpo tenso. Por quê? Porque em todas as situações (desde a infância) em que você não expressou seus sentimentos e verdades, seus reflexos musculares espontâneos foram reprimidos e “aprenderam” a se conter.

Hoje, mesmo quando você entende e quer se expressar mais espontaneamente, suas respostas emocionais e corporais são automáticas. Aí, você fica maluco tentando entender porque decide fazer/falar algo assim ou assado, mas na hora H faz outra coisa.

Nosso inconsciente é alimentado por emoções reprimidas. Por isso, é esse inconsciente (e não as idéias e planos conscientes) que se manifesta quando algo nos toca emocionalmente, seja no amor, na raiva, na alegria, na dor…

A Bioenergética é pra quem quer mais.

É uma técnica que proporciona muito bem-estar e relaxamento no corpo, mas que vai além disso. Nos faz entrar em contato com nossa realidade presente, nos dá insights mais profundos que conectam passado e presente em nossa história de vida. Libera energia e abre espaço para o prazer, a alegria e o amor. E é tudo isso que nos faz transformar e enriquecer nossa vida.

_________________________________________________________________________________________

RECONHECENDO O SEU CORPO

Observe-se! Cada parte do seu corpo apresenta tensões que podem informar sobre o seu estado emocional. Para ter maior vitalidade, é preciso desbloquear essas tensões existentes em seu corpo. Só assim as emoções poderão fluir livremente por ele. A bioenergética age justamente no desbloqueio dessas tensões. Para facilitar, trabalhamos o corpo a partir de sete segmentos, a saber:

  1. Pernas e pés
    Thumb

    A bioenergética pode fortalecer a sua conexão com a realidade, incentivando-o a concretizar metas como realizar um projeto e melhorar a situação financeira. Afinal, são suas pernas e seus pés os responsáveis pelo equilíbrio, movimento e sustentação de todo o corpo. Através deles, podemos ficar paralisados ou irmos atrás de nossos objetivos.

  2. Pélvis
    Thumb

    Problemas sexuais como ejaculação precoce, frigidez e impotência estão intimamente ligados a tensões na região pélvica. Através da bioenergética, você poderá se reconectar com a sua sexualidade, ampliando o prazer sexual.

  3. Diafrágma
    Thumb

    É um "músculo que controla" a respiração e está inserido abaixo das costelas. Quando indevidamente contraído, dificulta a respiração e impede a livre circulação da energia entre as partes superior e inferior do corpo. Bloqueios relacionados a essa região podem causar problemas digestivos como gastrite, úlcera, azia, sensação de estar "queimando por dentro". Isso acontece porque não é permitido que você se expresse livremente no seu dia-a-dia.

  4. Peito
    Thumb

    É o segmento do coração, do amor. Porém, por causa do medo da rejeição e da dor, ele se fecha. O corpo vai ficando curvado, aparecem problemas de coluna como cifose e escoliose e respiratórios como asma e bronquite. Os exercícios podem ajudar você a expressar as dores guardadas em seu peito que impedem o seu amor de fluir.

  5. Cervical (Pescoço)
    Thumb

    "Levamos o mundo nas costas". Temos medo de perder o controle daquilo que está ao nosso redor: equilíbrio financeiro, relacionamentos. Guardamos muita tensão e estresse nos ombros e pescoço. São comuns problemas de hérnia de disco, tiques nervosos, torcicolo, ombros tensos e contraídos.

  6. Boca
    Thumb

    É a sua forma primária de reconhecimento do mundo e a sua primeira fonte de prazer, através da amamentação. Quando isso não é plenamente satisfeito, desenvolvem-se tensões. O bruxismo (ranger dos dentes) é uma tensão muito comum ligada a essa área que também está relacionada à carência, à busca por prazer e à compulsão pela comida, cigarro, bebida. É a partir dela que nos comunicamos. Através de exercícios, você poderá ampliar a sua capacidade de se comunicar, falar o que realmente pensa e sente.

  7. Olhos
    Thumb

    "Janela da alma" é a região ligada à capacidade de enxergar a realidade. Quando não queremos ver uma realidade dura, distorcemos nossa visão, podendo ocasionar problemas de saúde como miopia, astigmatismo etc. Desbloquear a tensão contida no músculo ocular pode torná-lo mais atento e concentrado, além de ajudá-lo a enxergar o que você precisa mudar em sua vida.